Benefícios da Mandioca

A Mandioca (também conhecido como aipim, ou macaxeira, dependendo da região do país) é uma planta nativa da América do Sul, que já era cultivada pelos índios antes da chegada dos portugueses ao Brasil, sendo a base da sua alimentação.

A mandioca é uma das mais ricas fontes de hidratos de carbono, é uma excelente fonte de Carboidratos, Vitamina B9 (ácido fólico), Vitamina C, Magnésio, Manganês, Potássio e Cobre.

Por ser uma planta muito rica nos mais variados nutrientes, atribui-se a mandioca ser um excelente auxiliar no combate à algumas doenças, tais como: aumento da função imunológica; proteção contra doenças cardíacas; retardamento do envelhecimento precoce; reparação e proteção do DNA; alívio das doenças cardiovasculares; alívio da hipertensão; proteção contra o Alzheimer; proteção contra a Osteoporose; redução dos riscos de Diabetes Tipo II; redução da frequência para quem sofre de enxaquecas; alívio da Tensão Pré-Menstrual (TPM); proteção antioxidante; prevenção de crises de epilepsia; prevenção de Alopecia (calvície).

A mandioca é bom para que?

1. Combate à desnutrição: Essa planta é tão rica em nutrientes, que em alguns países mais pobres e com alimentação escassa, até as suas folhas são aproveitadas.

2. Previne o estresse: Por ser muito rico em carboidratos, o aipim aumenta os níveis de serotonina do nosso organismo. A serotonina é um neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação de bem-estar.

3. Fonte energética: Por conter ferro, carboidratos e vitaminas do complexo B é uma fonte de energia ideal para quem pratica atividades físicas. Tem quase duas vezes mais calorias que a batata, por exemplo. É mais proteica que o inhame, a batata e a banana.

4. Previne o câncer: Segundo pesquisadores, algumas variedades de aipim, conhecidas como “preta” e “rosada” podem ter a capacidade de prevenir o câncer de próstata.

5. Não contém glúten: Por não conter glúten, o amido, a farinha de mandioca e os derivados desses produtos são um conjunto muito importante de alimentos que podem ser utilizados para substituir os alimentos proibidos para quem tem intolerância a ele.

6. Ossos mais fortes: O cálcio é outro componente importante do aipim, portanto ele ajuda na prevenção e no combate à osteoporose.

7. Auxilia na digestão: O aipim é muito rico em manganês. O manganês é uma substância que melhora o funcionamento do sistema digestivo.

8. Deixa a pele lisa: O aipim possui vitamina C, essa vitamina, além de aumentar a resistência do sistema imunológico, contribui para a saúde da pele.

9. Ajuda a emagrecer: Por não possuir muitas gorduras nem proteínas em sua raiz, o aipim é um alimento muito usado em dietas e serve como alternativa a outros alimentos mais gordurosos. Além disso, as fibras contidas no aipim provocam a sensação de saciedade mais rápida. Sua composição traz açúcares simples que, ao serem ingeridos auxiliam na regulação dos níveis de glicose do organismo, evitando que sintamos mais fome do que o necessário para nos alimentarmos adequadamente.

10. Auxilia no trânsito intestinal: Por ser fonte de fibras vegetais, o aipim é ideal para quem sofre de prisão de ventre e para quem tem o intestino desregulado.