Incol e o Meio Ambiente

A Incol é a pioneira entre as indústrias de derivados de mandioca que possui sistema de fertirrigação para o tratamento de seus efluentes.

Há alguns anos, e empresa trocou o sistema de lagoas de decantação e repouso para utilizar os seus efluentes como sistema de irrigação em plantações e pastagens próprias à indústria.

A preocupação em preservar o meio ambiente também faz parte da Incol. Nos últimos tempos a questão ambiental ganhou proteção a nível mundial.

A secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do IAP – Instituto Ambiental do Paraná, já em 1988 editava normas rígidas para o licenciamento de empresas que em seu processo de produção gera efluentes e resíduos poluentes.

Sendo assim, a INCOL buscou adequações ambientais à vigência dessas normas ambientais estaduais, sendo a primeira empresa do ramo a adotar o sistema de FERTIRRIGAÇÃO para a água da prensa (líquido esbranquiçado gerado no processo de produção). Esse líquido é bombeado para áreas escolhidas e, além de eliminar permanentemente o risco de poluição dos recursos hídricos, contribui significativamente para melhoria da fertilidade das pastagens. A outra massa gerada no processo é utilizado para a alimentação bovina, com grande concentração de fibras.

A INCOL utiliza lenha em suas caldeiras, que são compradas legalmente mediante nota fiscal e, visando a conservação sustentável, a empresa possui área própria de reflorestamento, com 150 hectares de plantação de Eucalipto.